Atenção: este conteúdo está desatualizado em função da data de sua autoria e está marcado para revisão.
O Project Management Institute – PMI é ma das mais difundidas organizações sobre o tema projetos. O PMI por meio dos profissionais de gerenciamento de projetos ligados à organização condensaram em práticas, que consideraram fatores críticos para o sucesso dos projetos. O PMI desenvolveu o Guia PMBoK
O PMBOK define em 05 grandes grupos de processos que são:
- Iniciação: da elaboração e manutenção do plano do projeto. Constam os procedimentos que darão inicio ao projeto.
- Planejamento: aqui estão os processos necessários para definir o escopo, objetivos e plano de ação para que o projeto atinja os resultados almejados em sua concepção.
- Execução: processos de implementação, esforço para realização do projeto.
- Monitoramento e controle: processos com objetivo de verificar se o prevista está dentro da rota planejada, e poder efetuar as correções necessárias quando identificadas desvios do plano do projeto.
- Encerramento: processos para formalizar a finalização de todas as atividades, demonstrando o fim e entrega do projeto.